20 abril 2008

a dificuldade de receber

Fui ontem dar as "sobras" de uma festa ( que não eram nada poucas! ) aos sem-abrigo. Metemo-nos no carro e estivemos a andar por Lisboa a distribuir pão, batatas fritas, sumos e água às pessoas que mais precisavam. Havia dois tipos de pessoas: as que recebiam e agradeciam a comida; e as que, por orgulho, recusavam a nossa ajuda. Este último "comportamento" foi o que me chamou mais a atenção.
Pessoas que tanto precisam a recusar comida e água é uma atitude tão estranha quanto humana. O ser humano é um ser orgulhoso por natureza, que dificilmente se deixa ser ajudado e melhorado pelos outros. Desde o princípio da história que o homem quis ser o "mais-que-os-outros"... E depois , na estúpida euforia de se ser o vencedor, começam as não menos estúpidas comparações entre pessoas. Comparações que tentas vezes levam a situações como a do sem-abrigo que não aceita um pão porque se está a "rebaixar" em relação ao outro.
Foi isto que pensei ontem; que é muito mais difícil deixarmo-nos ser ajudados do que ajudar. Mais que não seja pelo nosso tão errado pensamento de que a pessoa que dá tem de estar no "nível" acima da que recebe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tomás,

Há várias coisas importantes que acho que devias saber:

1º- Nem todos os sem-abrigos passam fome. Eu sou voluntária e, numa noite vi 5 a 6 carrinhas com alimentos. Quero dizer, que às vezes recusam porque não têm fome!!

2º- Como deves calcular, um sem-abrigo é alguem que à partida já passou por muito, já viveu ainda mais. O modo como olham o mundo não é igual ao meu ou ao teu, são pessoas cheias de problemas psicológicos. Quem somos nós para julgá-las?? Eu não posso!!

3º- Não podes tratar os sem-abrigo como os "sem-abrigo", cada um é diferente do outro, e digo-te uma coisa, são mesmo muito diferentes!!

4º- E esta é mesmo só a minha opinião...acho que às vezes eles precisam mais de falar do que de comida!! Claro que levares uns sumos ou umas batatas fritas é sempre um bom pretexto porque é algo que eles precisam.

Sabes acho que a tua atitude de ires distribuir comida aos sem-abrigo é mesmo grande, porque é muito mais facil deitar tudo no lixo, o que quero que retenhas é que não podes desanimar por não perceberes a sua reacção!!
Como dizia Santo Agostinho (se não estou em erro!!)
"A compreensão é a recompensa da fé. Portanto não procures compreender para crer, mas antes crê para compreender."

Maria Ana(Não percebo nada de blogues e não sei por o meu nome em cima!!)

arquivo